יְשִׁיבָה מְקוּבָּלִי מִמַחֲשָׁבָה לִימוֹת הַמָּשִׁיחַ
Escola Qabalística Do Pensamento Para Era Messiânica
Rituais Cabalísticos
LAYLA COL HA'TZADIQIM
Layla Col HaTzadiqim é um rito noturno de elevação espiritual dedicado à memória e à presença dos justos (Tzadiqim), celebrado a partir da meia-noite (Layla) do dia 15 do mês hebreu. Trata-se de um costume originário de Safed, praticado no círculo da yeshivah do Rabino Itzchaq Lúria (o Arizal), no qual se realizavam acendimento de velas, recitação de salmos, cânticos sagrados, estudos místicos e kavanot voltadas à unificação dos mundos e ao fortalecimento da Shechiná. Recentemente, foram incorporadas ao rito as leituras das Crônicas de Qédem, ampliando seu caráter contemplativo e memorial. Tradicionalmente, a Layla Col HaTzadiqim é considerada uma oportunidade propícia para que qabalistas praticantes, devidamente preparados, possam receber Ibur — a adição temporária de uma centelha de alma de um justo — como auxílio na retificação espiritual, no aprofundamento da consciência e no serviço sagrado.
שער הגלגולים הקדמה לח
שאם אלך להשתטח על קברי הצדיקים יהיה בערב ר"ח, או בט"ו יום לחדש, כי אז יש יותר הכנה מכל שאר הימים. ושלא אלך לא בשבת, ולא בי"ט, ולא בר"ח, כי אז נפשותם עולות למעלה ואינם מושבות על הקבר.
ודע, כי עיקר כל אלו היחודים, הם או על קברי הצדיקים, או בכל חצות לילה אחר עבור חצות לילה, אפילו שלא על קברי הצדיקים יועיל, ואחר חצות לילה היא עת רצון, ואז היא שעה הנבחרת מכל השעות האחרות:
"Se eu for prostrar-me sobre os túmulos dos justos, que seja na véspera de Rosh Chodesh, ou no décimo quinto dia do mês, pois então há mais preparação do que em todos os outros dias. E que eu não vá nem no Shabat, nem em Yom Tov, nem em Rosh Chodesh, pois então as suas almas sobem para o alto e não permanecem junto ao túmulo. E saiba que o essencial de todas essas unificações é ou sobre os túmulos dos justos, ou em toda meia-noite, depois da passagem da meia-noite; mesmo que não seja sobre os túmulos dos justos, isso é eficaz. E depois da meia-noite é um tempo de favor, e então é a hora escolhida dentre todas as outras horas."
- RABBI CHAIM VITAL - SHA'AR HA'GILGULIM 38
3 DE JANEIRO DE 2026
23H45M
IMAGEM DO RABBI ITZCHAQ LÚRIA CRIADA PELO CHATGPT A PARTIR DE DESCRIÇÕES SOBRE SUA APARÊNCIA E FISIONOMIA.
Um Segredo Sobre O Rabino Isaac Lúria
Ainda hoje, existem profundos mistérios escondidos na Torá Sagrada de Hashem e para os quais poucos tem e terão permissão para os contemplar. O Selo divino na vida de um verdadeiro qabalista são os mistérios que ele recebe das almas dos sábios e dos anjos. Eis aqui um segredo maravilhoso:
A trigésima milésima centésima setuagésima segunda (30.172) letra da Torá, é a letra Lamed (לְ) na palavra "le' daber (לְדַבֵּר)" no passuq (versículo) 15 do capítulo 24 da Torá Bereshit, onde se lê:
"E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro"..
וַיְהִי-הוּא, טֶרֶם כִּלָּה לְדַבֵּר, וְהִנֵּה רִבְקָה יֹצֵאת אֲשֶׁר יֻלְּדָה לִבְתוּאֵל בֶּן-מִלְכָּה, אֵשֶׁת נָחוֹר אֲחִי אַבְרָהָם; וְכַדָּהּ, עַל-שִׁכְמָהּ.
Gênesis 24:15
O cântaro representa a Era de Aquário e os chachamim atiqim (sábios antigos) disseram que, a Era de Aquário teve inicio com o nascimento do Rabino Yitzchaq Lúria neste mundo em 1534 no Século XVI, e eis aqui um segredo que não havia ainda sido revelado.
No verso original hebraico, lemos as palavras "le' daber ve'hinêh Rivká yotzêat asher (לְדַבֵּר, וְהִנֵּה רִבְקָה יֹצֵאת אֲשֶׁר)". Há um segredo maravilhoso dentro destas palavras e para que possamos contemplá-lo, vou transcrever o verso novamente abaixo:
וַיְהִי-הוּא, טֶרֶם כִּלָּה לְדַבֵּר, וְהִנֵּה רִבְקָה יֹצֵאת אֲשֶׁר יֻלְּדָה לִבְתוּאֵל בֶּן-מִלְכָּה, אֵשֶׁת נָחוֹר אֲחִי אַבְרָהָם; וְכַדָּהּ, עַל-שִׁכְמָהּ.
Você deve ter notado que marquei as letras inicias de "ledaber vêhinêh Rivká yotêat asher (לְדַבֵּר, וְהִנֵּה רִבְקָה יֹצֵאת אֲשֶׁר)" e se você as destacar e juntar vai encontrar o nome "Lúria (לוריא)".
לוריא
Rivka estava sendo trazida para ser casada com Yitzchaq Avinu e sabemos que o nome do nosso mestre, de abençoada memória era "Yitzchaq Lúria" e que a Era de Aquário se iniciou com ele, e seu sobrenome, Lúria, está codificado no verso onde Rivká seu cântaro são mencionados e não apenas isto. Há um outro mistério:
Logo a seguir à palavra "asher (אֲשֶׁר)" existe o termo "yuledáh (יֻלְּדָה )" que se traduz para "nascida" e que, lida ao contrário se descobre "ha'Delí (הדְּלִי)" que é "Aquário" em hebraico. E então? O que nós descobrimos? O que nos foi revelado pela Providência Divina? Yitzchaq Lúria yuledáh ha'Deli (יִצְחָק לוריא יֻלְּדָה הדְּלִי כַדָּהּ): Yitzchaq Lúria, nascimento da (Era) de Aquário - cântaro".
Portanto, fica estabelecido que, o que nossos sábios nos ensinaram é verdade, que a Era de Aquário começou com o nascimento de nosso mestre, o Rabino Isaac Lúria, de abençoada lembrança.
Um pouco mais à frente, no capítulo 26, versículos 23 e 24, lemos: "Depois subiu dali a Bersheva. E apareceu-lhe Adonai naquela mesma noite, e disse: Eu sou o D' us de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo. Então edificou ali um altar, e invocou o nome de Adonai, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaac cavaram ali um poço".
וַיַּעַל מִשָּׁם, בְּאֵר שָׁבַע. כד וַיֵּרָא אֵלָיו יְהוָה, בַּלַּיְלָה הַהוּא, וַיֹּאמֶר, אָנֹכִי אֱלֹהֵי אַבְרָהָם אָבִיךָ; אַל-תִּירָא, כִּי-אִתְּךָ אָנֹכִי, וּבֵרַכְתִּיךָ וְהִרְבֵּיתִי אֶת-זַרְעֲךָ, בַּעֲבוּר אַבְרָהָם עַבְדִּי. כה וַיִּבֶן שָׁם מִזְבֵּחַ, וַיִּקְרָא בְּשֵׁם יְהוָה, וַיֶּט-שָׁם, אָהֳלוֹ; וַיִּכְרוּ-שָׁם עַבְדֵי-יִצְחָק, בְּאֵר.
Gênesis 26:23-25
Na parte do versículo onde lemos "ba'layla ha'hú, vay'omer anochí... (בַּלַּיְלָה הַהוּא, וַיֹּאמֶר, אָנֹכִי)", as letras ffinais soletram o titulo místico do nosso amado Professor Isaac Lúria que é "Ha'Ari (האר"י)", como demonstramos abaixo:
בַּלַּיְלָה הַהוּא, וַיֹּאמֶר, אָנֹכִי
האר"י
E para selar esta revelação sagrada sobre o nosso amado Professor Isaac Lúria, devemos ressaltar a questão do número onze, pois Aquário é a 11ª constelação no zodíaco e o número onze que se escreve por extenso "echad ésser (אֶחָד עֶשֶׂר)" possui a gematria igual a 583 que é a gimatria Ayak Bakar de Mashiach (משיח) que é Messias.
Bendito seja o Eterno que revela todos os mistérios. Abençoado seja o Santo que contempla com a revelação dos seus segredos àqueles que o amam.
Baruch Hashem, Ha'Qadosh Baruch Hú
Birkat Há’D’li
O oficiante diz:
Bemaim reshit kol chaim.
A comunidade responde:
“Nas águas tem início toda vida.”
Brikh Bari umaya dileh
Brikh mealeh ubrikh mipkeh
Yehe tihura leolma masaô
Vekayema olma leamô.
Bemaim reshit kol chaim.
Bemaim reshit kol chaim.
Matai yavo Mashiach?
Mehaiom iom Mashiach!
O oficiante pergunta:
Matai yavo Mashiach?
A comunidade responde:
Mehaiom iom Mashiach!
Toda a comunidade:
Brikh Bari umaya dileh
Brikh mealeh ubrikh mipkeh
Yehe tihura leolma masaô
Vekayema olma leamô.
Bemayim
Nas águas início toda vida.
Abençoado seja o Produtor e a Sua água.
Abençoada seja a Sua chegada e a Sua partida.
Que Sua passagem purifique o mundo.
E que Ele mantenha o mundo para o Seu povo.
“Tome a água contida dentro do Cântaro.”
כהן אומר
בְּמַיִם רֵאשִׁית כֹּל חַיִּים.
מָתַי יָבֹא מָשִׁיחַ.
הקהל עונים
מֵהַיּוֹם יוֹם מָשִׁיחַ.
בְּרִיךְ בָּרִי וּמַיָא דִילֵיהּ.
בְּרִיךְ מֵעֲלֵיהּ וּבְרִיךְ מִפְּקֵיהּ.
יְהֵא טִהוּרָא לְעָלְמָא מַסָּעוֹ
וְקָיְימָא עָלְמָא לְעַמּוֹ.
וְזָרַקְתִּי עֲלֵיכֶם מַיִם טְהוֹרִים, וּטְהַרְתֶּם: מִכֹּל טֻמְאוֹתֵיכֶם וּמִכָּל-גִּלּוּלֵיכֶם, אֲטַהֵר אֶתְכֶם. כו וְנָתַתִּי לָכֶם לֵב חָדָשׁ, וְרוּחַ חֲדָשָׁה אֶתֵּן בְּקִרְבְּכֶם; וַהֲסִרֹתִי אֶת-לֵב הָאֶבֶן, מִבְּשַׂרְכֶם, וְנָתַתִּי לָכֶם, לֵב בָּשָׂר.
מִן בַּהַמָּשִׁיחַ
“Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”
Ezequiel 36:25-27
A Shabath
O Zôhar nos ensina que, aquele que se esforça para realizar a Mitzvot de Santifficar a Shabat é visto como tendo realizado todas as Mitzvot (Preceitos) da Toráh.